Os problemas com áreas geométricas envolvem o uso de estratégias visuais complementares e diferenças, como iremos constatar neste problema:
Estes quadrados representam divisões de um grande terreno. Cada pessoa (A, B, C, D e E) comprou uma parte do terreno.
Enunciado
Os terrenos A, D e E tem a forma de quadrados IGUAIS. O quadrado A tem 3 m de lado. B e C também são quadrados, e são iguais.
Resoluç~so do Problema
O aluno deve deduzir que, se A é um quadrado, AMBOS os lados tem a mesma medida, como mostrado abaixo. E como o enunciado fala que D e E são como o quadrado A, todos tem asa mesmas medidas.
Até agora temos o seguinte:
E como descobrir as medidas dos quadrados B e C (iguais) ?
Se eles são iguais, os 3 m do lado do quadrado A, ou D, representam o DOBRO de B ou C, portanto, basta dividir 3 m (lado do quadrado A ou D) por 2, obtendo 1,5 m, como mostrado abaixo.
Feito isto, vamos somar, usando as simplificações deduzidas do fato de termos quadrados iguais e de dois tipos, as áreas dos quadrados:
Quadrados maiores (A, D e E)
3 x 3 m x 3 m = 27 m2
Já partimos para a multiplicação por 3 pelo fato dos três quadfrados maiores serem idênticos, logo possuem a mesma área.
Quadrados menores (B e C)
2 x 1,5 m x 1,5 m = 4,5 m2
Somando as áreas de todos os quadrados conhecidos
27 m2 + 4,5 m2 = 31,5 m2
Bem, temos as áreas conhecidas. A área hachurada é a que queremos achar. Para isto, é preciso subtrair da área de TODO o terreno, as áreas conhecidas e já calculadas.
Área de TODO o terreno
( 3 m + 1,5 m + 3 m) x ( 3 m + 3 m ) = 7,5 m x 6 m = 45 m2
Tirando da área de TODO o terreno as áreas conhecidas
45 m2 - 31,5 m2 = 13,5 m2
Problema Resolvido
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário