segunda-feira, 18 de julho de 2011

Método de multiplicação Gelosia

Hoje, descobrindo métodos de multiplicação na Internet, me pergunto por que não nos foram dados os melhores, e sim o convencional método de número debaixo de número, com tantas possibilidades de erro nos "vai um", "vai dois", etc.

O método Gelosia

Junto com os algarismos arábicos, que realmente são indianos em sua concepção, e não árabes, os indianos praticavam, e ainda praticam (fora da máquina de calcular), um método infalível de multiplicação.

Seja o produto 237 x 34. Dispomos os seus algarismos na beirada de um retângulo, e efetuamos, despreocupadamente, os produtos de cada intersecção de casas, colocando o resultado em duas casas dos quadrados estabelecidos separadas por uma diagonal.
Multiplicamos, despreocupadamente, e até sem uma ordem pré-definida, cada encontro de pares de números desta "tabela". Por exemplo, no encontro do 7 (linha vertical) com o 4 (segunda linha horizontal), temos o produto 28. Anotamos o 2 da dezena à esquerda da diagonal e o 8 da unidade na porção direita da diagonal. Quando a dezena do produto produzido não existir (zero), colocamos o mesmo à esquerda da diagonal.

Resultado

Ao final, e sem preocupar com "vai um", "vai dois", etc, "puxamos" os valores somados das diagonais (mostrados pelas setas pontilhadas) para baixo. Se algum valor passar de 9 unidades, ai sim fazemos o "vai um", "vai dois", etc.

Aqui o produto obtido foi 8058. Simples, não. Só falta nos responderem por que este método não é dado nas escolas, no momento em que os alunos mais precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário