terça-feira, 26 de julho de 2016

Como calcular percentual - como se calcula tantos porcento

Pode parecer um absurdo mostrar como se calcula o percentual. Isto é ensinado na escola, e deveria ser de domínio público e de conhecimento universal. No entamto, nos anos 2000, ápice das Redes Sociais, das Pegadinhas na TV e dos Reality Shows, este é um conhecimento que foi esquecido. Então vamos ressuscitar o tema.

O que significa percentual

O nome Percentual ou Porcento quer dizer uma proporção em relação a 100. Ou seja, comparamos quaisquer quantidades proporcionalmente.

Por exemplo:

Uma fábrica recebe 300 canos de aço em um mês. Destes, 60 vem com defeito. No mês seguinte, recebe 1000 canos, e destes 100 vem com defeito. Pergunta-se:

Qual das duas remessas pode ser considerada a mais defeituosa ?

Não podemos usar valores absolutos, e dizer que a do segundo mês foi pior, pois estamos comparando quantidades diferentes de canos enviados. Recorremos ao percentual:


Primeiro mês:


60 / 300 = 0,20 (valor relativo)

0,20 x 100 = 20 % (valor percentual, ou seja, valor relativo vezes 100)

Segundo mês:


100 / 1000 = 0,10 (valor relativo)

0,10 x 100 = 10 % (valor percentual, ou seja, valor relativo vezes 100)

Explicação

O leitor compreendeu o que foi feito ? Transformamos os valores relativos entre si em valores relativos a 100 (percentual), para fazermos a comparação em relação a um único referencial, convencionado como o número 100. Apenas isto.

Resultado

A amostra mais defeituosa é aquela de maior percentual de canos defeituosos, ou seja, a do primeiro mês de remessa. E como isto pode ser explicado em termos sensíveis ?

A primeira remessa é menos numerosa, portanto poucos defeitos contam muito. A segunda é bem maior portanto, para produzir uma impressão de defeito, é necessária uma quantidade maior de canos defeituosos.

A comparação por percentual harmonizou a razão entre os canos defeituosos e os canos remetidos.

Conclusão

O percentual oferece uma base única para comparações. Podemos comparar quantidades diferentes, tanto da remessa enviada, quanta das peças que apresentaram defeito.

Uma das principais aplicações em nosso cotidiano é a taxa de inflação