domingo, 4 de novembro de 2012

Problemas de divisão e resto

Problema desafiador e muito interessante tem o seguinte enunciado:

Qual é o maior número de 3 algarismos divisível por 23 ?

Resolução:

Inquestionavelmente, o maior número inteiro de 3 algarismos é o 999, pois o maior algarismo que cabe em uma casa do sistema decimal é o 9.

Ora, vamos dividir 999 por 23, para verificar o resto.

O resto é 10. Portanto, basta subtrair 10 de 999, obtendo 989. Pode tirar a prova multiplicando 23 por 43.



sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O medo da matemática

Passa o tempo e fica tudo mais claro. Em todas as épocas temos relatos dos pais de que alguns filhos estão indo mal em matemática na escola, que vão tomar bomba, etc.

Agora motivos científicos e experimentais vem à tona. E este vem da Universidade de Chicago, pelo trabalho de Sian Bellock.

Quando o indivíduo está diante de um enunciado de matemática, seu cérebro experimenta um pequeno estado de ansiedade. Para quem JÁ POSSUI um temor de resolver problemas deste tipo, a sensação experimentada é a mesma da preparação para a dor  Mapeada a área afetada por este contexto, achou-se as áreas mostradas na figura excitadas:


Isto é extremamente esclarecedor para se compreender o porquê da reação das pessoas quando estão à frente de resolver problemas desta matéria tão assustadora. O estado de ansiedade se revela até antes do problema vir. Pode ser simplesmente por tomar o livro de matemática na mão, caminhar para a aula desta matéria e coisas relacionadas.

Seria este um caminho para tratar o MEDO ? Poder-se-ia preparar o indivíduo para enfrentar situações de ansiedade como se fosse resolver um simples problema de matemática ?

De acordo com o estudo desta cientista, escrever sobre esta ansiedade antes de um teste de matemática ajuda a se obter uma melhor performance.

Leia o artigo completo em inglês