domingo, 6 de junho de 2010

Problemas de Matemática - I

Problemas de Matemática devem ser bem sinalizados para um bom entendimento pelas crianças entre 7 e 11 anos. Para esta sinalização devem ser utilizados os recursos de negrito e cores. É o que vamos fazer neste primeiro exemplo:

Uma fábrica produz parafusos. À medida em que ela (a fábrica) produz estes parafusos, vai colocando os mesmos (os parafusos) em um armazém.

O número de parafusos que esta fábrica produz é de 1000 (mil) por dia.

Para crianças desta faixa etária, pronomes como ela e mesmos podem provocar uma confusão em seu raciocínio, capazes de bloquear seu entendimento e impedí-las de prosseguir na resolução do problema. Por isto é importante frisar o significado de tais pronomes com parênteses. Não se deve acreditar que, tendo sido dados exemplos em sala de aula com estas situações, pode-se omitir informações que a criança vai conseguir preencher as lacunas de significado sozinha. Em testes e provas, o grau de estresse pode anular completamente esta suposição.

a) A fábrica foi inaugurada a 5 dias e não entregou parafuso nenhum. Eles (os parafusos) são colocados em caixas com 200 parafusos cada. Quantas caixas existem no armazém hoje, pela manhã ?

b) Hoje, no final do dia, serão entregues 8 caixas. Quantas vão sobrar no armazém ?

c) Quantos parafusos sobrarão no total hoje, no final do dia ?

Esclarecimentos necessários a serem feitos às crianças antes de resolver o problema:

As fábricas, assim como as lojas, escritórios e escolas, começam a trabalhar pela manhã. É no final do dia que calculamos o trabalho, estudo ou quantidade de coisas que fizemos. Portanto, se falamos alguma coisa desta fábrica pela manhã, estamos com o pensamento que nada ainda foi produzido neste dia. Se falamos "final do dia", significa o total do dia, pois o dia acabou, e só no dia seguinte tudo vai começar outra vez;
Contar parafusos e contar caixas são duas coisas diferentes. A tendência da criança desta faixa etária é tentar resolver os cálculos às pressas, misturando número de caixas e número de parafusos.

Resolução

a) Se a fábrica foi inaugurada a 5 dias, o "hoje pela manhã" se refere ao sexto (6º) dia. A pergunta foi feita em número de caixas, e não em número de parafusos. Devemos fazer uma pausa para converter os parafusos produzidos em caixas.
Pergunte ao aluno coisas como (algumas absurdas):

  • É a caixa que contém parafusos, ou os parafusos é que contêm as caixas ?
  • Você usaria uma caixa grande para guardar um só parafuso ?
  • Ao passar os parafusos e ir colocando nas caixas, eu estou dividindo os parafusos nas caixas ou eu estou multiplicando ?

A resposta é:

5 dias x 1000 parafusos por dia
        200 parafusos por caixa

Ou seja, 25 caixas.

b) O importante, nesta alternativa, é a criança ter a noção de que está no 6º dia, e não no 5º dia. Portanto, se temos 6 dias de produção, o número de caixas total produzido é:


6 dias x 1000 parafusos por dia 
        200 parafusos por caixa

Ou seja, 30 caixas.

No entanto, como 8 caixas serão entregues, sobrarão 22 caixas.

c) A pergunta é a mesma da alternativa (b), porém é pedido o número de parafusos. É conveniente repetir a pergunta feita anteriormente ao aluno:

  • É a caixa que contém parafusos, ou os parafusos é que contêm as caixas ?


Portanto:

22 caixas x 200 parafusos por caixa = 4400 parafusos

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O número dez

Não se surpreenda o jovem, ao entrar na escola, e começar a entrar em contato com os cálculos matemáticos, em torno do número 10 (sistema decimal). Dez são os dedos da mão, e dez são os dedos dos pés. Quase que a dúzia (12) foi escolhida por ter mais divisores do que o dez. Mas o dez acabou vingando com somente dois divisores (2 e 5).

Após meditar muito, e por ser um místico, encontrei uma razão para o dez ter vencido: DEZ É O NÚMERO DA TEIMOSIA DO HOMEM. Você já deve ter lido a Bíblia, ou ouvido, pelo menos, a história do Êxodo, quando os israelitas deixaram o Egito (foram mandados embora). Para que conseguissem isto, Deus castigou o Egito com dez pragas. Aí está a explicação. Foram necessárias 10 pragas para convencer o Faraó (rei) do Egito a deixar os israelitas saírem. Eu teria deixado após três, vendo meu país ser destruído. Mas o teimoso Faraó precisou de 10 demonstrações do poder de Deus para isto.

É uma curiosidade, importante para quem quer fazer parte dos Comandos da Matemática.